Squesito - Turismo 


Squesito - Turismo … é um espaço cultural , cujo lema se baseia na "afirmação da identidade cultural mirandesa/transmontana. Fundada em 2017, pretende dedicar-se ao trabalho do mais genuíno e autêntico existente na cultura mirandesa/portuguesa, operando no seu registo, promoção, divulgação e venda de produtos tradicionais.


O objetivo do Squesito é implementar no país uma imagem positiva e atrativa capaz de afirmar o território do Planalto Mirandês como destino turístico de qualidade, ideal para estâncias curtas, escapadinhas, mas altamente enriquecedoras.

 - O Squesito - Turismo localiza-se no Parque Natural do Natural do Douro Internacional. Trata-se de uma área protegida  com cerca de 87.000 ha, que abrange extensa superfície adjacente ao rio, a vegetação é dominada pela Azinheira (localmente conhecida por Carrasco) destacando-se a presença de bosques de Zimbro (Juniperus oxycedrus), sobreirais e manchas de Carvalho-negral. É uma área fundamental para a conservação da avifauna rupícola, nomeadamente o Abutre-do-egipto e a Águia-de-bonelli.

A densidade populacional é baixa e a atividade económica é dominada pela agricultura e pecuária. Curiosos pombais pautam uma paisagem severa que adquire expressão dramática nas arribas do Douro. O mirandês, reconhecido como segunda língua oficial de Portugal desde 1999, é mais uma das surpresas que o extremo nordeste de Portugal nos reserva.

O Parque Natural Arribes del Duero, na margem espanhola, com uma superfície de aproximadamente 106.105 ha, complementa a proteção desta zona fronteiriça em termos de conservação da natureza. (fonte: www.natural.pt)